© 2017 by RESULTAAT. Created with Wix.com

Please reload

Posts Recentes

Tudo começa com uma boa meta

December 6, 2017

1/1
Please reload

Destaques

Tudo começa com uma boa meta

December 6, 2017

Há muitos anos, Lewis Carrol, conhecido autor do clássico Alice no País das Maravilhas, já dizia que se você deseja construir um bom planejamento, antes de tudo você precisa saber onde quer chegar. Tudo bem que não foram bem essas as palavras que ele usou. Mas não foi o que ele quis dizer quando escreveu o famoso diálogo entre Alice e o Gato?

 

“Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para sair daqui?”, disse Alice. “Isso depende bastante de onde você quer chegar”, disse o Gato.

“O lugar não importa muito…”, respondeu Alice.

“Então não importa o caminho que você vai tomar”, retrucou o Gato.

 

Sempre que um ano letivo está para terminar, os gestores escolares já começam a pensar no ano seguinte. Muitos se vêem obrigados pelos seus superiores a construir e entregar um plano de ação. Por vezes apenas para que algum dinheiro seja liberado. Por outras para cumprir uma burocracia. Mas também existem aqueles que reúnem suas equipes para planejar porque acreditam que dificilmente os objetivos serão atingidos no próximo ano sem um bom planejamento.

 

Mas por onde começar? Bem, siga o conselho do Gato e comece sabendo onde quer chegar! Em outras palavras, escolha uma boa meta!

 

O que é uma meta?

 

Começo dizendo o que uma meta NÃO é: sinônimo de objetivo.

 

Uma meta, na verdade, CONTÉM um objetivo, mas não só isso. Uma meta de verdade é a soma de três ingredientes:

 

OBJETIVO + VALOR + PRAZO  = META

 

Digamos que o seu objetivo daqui por diante seja o de perder peso. Você transformará esse objetivo numa meta quando adicionar um valor - quanto peso você quer perder? - e um prazo - em quanto tempo você quer perder esse peso?

 

O meu principal desejo é emagrecer - OBJETIVO

 

O meu principal desejo é emagrecer 10 quilos em 6 meses - META  

 

Se, por exemplo, você deseja construir um planejamento que te leve a comemorar uma melhora na taxa de aprovação nos vestibulares dos seus alunos, então você tem um objetivo. Mas se você deseja dobrar a taxa de aprovação nos vestibulares dos seus alunos em um ano, então você tem uma meta.

 

O que faz uma meta ser boa? 

 

Tenha também em mente que para uma meta ser considerada boa, ela precisa reunir duas características:

 

1) Uma boa meta precisa ser desafiadora.

 

Se a meta não desafiar você e sua equipe ela não terá muita serventia. Uma meta deve servir exatamente para que possamos nos sentir desafiados a fazer mais e melhor do que já estamos fazendo. Uma meta muito fraca, que pode ser atingida sem muito esforço, não irá mobilizar seu time a fazer diferente.

 

2) Uma boa meta precisa ser possível.

 

Por outro lado, se a meta for considerada impossível de ser batida, ela também não terá o poder de mobilizar sua equipe. Será grande a probabilidade de todos seguirem fazendo o que sempre fizeram porque sabem que nunca irão atingir a meta proposta.

 

Recomendo fortemente que você siga o conselho do Gato e comece definindo onde você quer chegar, ao invés de começar um planejamento criando uma longa lista de atividades. Defina com sua equipe uma meta de verdade, com objetivo, valor e prazo. Uma meta desafiadora, cuja maioria acredite ser possível de ser atingida.

 

Bora trabalhar?

 

Visite e curta a página da Ressultaat no Facebook! Saiba quando os próximos posts serão publicados.

 

 

 

Abs,

Marcus. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Tags
Please reload

Arquivo